sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Alfarroba


Sou uma fã da alfarroba.

A alfarroba é como um substituto do cacau, só que,uma opção mais saudável para quem não consegue viver sem chocolate. Fruto da alfarrobeira, árvore nativa da Costa do Mediterrâneo, a alfarroba é uma vagem cuja polpa, quando torrada e moída, torna-se um excelente substituto ao cacau.

"Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura", enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sucrose, glucose e frutose), em torno de 38 a 45%. Outra vantagem em relação ao cacau é que o alfarroba não contém cafeína e teobromina, dois fortes estimulantes do sistema nervoso e do ritmo cardíaco, que são inclusive transmitidos aos bebês através do leite materno. E em certas pessoas, a teobromina desencadeia reações alérgicas visíveis. O cacau contém também feniletilamina, um composto que pode provocar enxaquecas e reações alérgicas.

Embora apresente um alto teor de açúcares, a alfarroba possui um baixo teor calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídios e alta quantidade de fibras. A alfarroba ainda possui vitamina B1 e alto teor de vitamina B2. O fato de não haver açúcar (sacarose) na formulação dos produtos da CarobHouse, torna o produto light, e permite boa aceitação pelos diabéticos. Por não conter glúten, a alfarroba pode ser consumida por celíacos, pessoas que tem restrições ao glúten. Reduz efetivamente, também, a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol. Seu poder hipocolesterol é o dobro de outras fibras.


No Algarve fazem-se delícias com estaplanta.


Fica aqui a sugestão de escrever receitas onde entre a alfarroba.


Cá vai a minha dentro de uma linha muito light


MOUSSE DE TOFU COM ALFARROBA


3/4 Chávena de farinha de alfarroba

4 colheres de acúcar mascavado

1/2 Chávena de leite de soja

500gr de tofu


Misturar tudo, ir ao frio e servir com raspa de lima.

1 comentário:

Anabela disse...

Oi Ana,

Os cubos de clorofila eu vi no blog da Ene. Tenho feito desde domingo e resolveram a minha prisão de ventre. Hoje vou falar disso no meu blog, pois varias pessoas me perguntam onde comprei e querem saber um pouco mais.
Vou aproveitar para imprimir a tua receita da mousse.
Já usei alfarroba para adoçar o iogurte natural e quando sentia vontade de um doce, tipo o chocolate.
O meu nutri deu-me essa dica. Às vezes adiciono também ao batido de maçã, quando lhe quero dar um toque de exótico, ou um pouquinho de raiz de gengibre que nos dá uma energia extra!
Beijinho com carinho e bom fim de semana