quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Divisão de responsabilidades


Aqui fica mais uma questão muito discutida em relação à partilha de responsabilidades numa familia.

Segundo alguns nutricionistas esta é a chave para uma boa educação alimentar e não só


1. Respeite o apetite dos filhos; as crianças não devem ser obrigadas a acabar todas as refeições até ao fim nem comer determinado(s) alimento(s) se não quiserem; (RESPONSABILIDADE DA FILHA/O: DECIDIR SE E QUANTO COME, do que lhe é servido);
2. Defina os horários das refeições, e não permita que comam antes nem depois destas (QUANDO);
3. Defina que não há livre acesso à comida quando lhes apetece (QUANDO);
4. Não faça (nem para si), a distinção entre comidas boas e comidas más – trate todas as comidas que servir de igual modo;
5. Não dê (nem coma) comida como recompensa, prémio ou conforto;
6. Em casa determine o local onde as refeições são servidas, por exemplo na cozinha e casa de jantar, e não comam fora dessas áreas (ONDE); 7. Faça refeições em família SEM DIETA; 8. Faça exercício físico em família PORQUE É DIVERTIDO E SAUDÁVEL

1 comentário:

Flor Esbelta disse...

Oi, querida!
Obrigada pela visita ao meu blog e pelo comentario!
Tao bom chegar nesse mundo virtual e ja encontrar amigas dispostas a nos encorajar, ne? Fiquei muito feliz!!!
Vou linkar o seu blog la no meu espaco e passarei sempre por aqui p/ te visitar.
A proposito: adorei as regrinhas de refeicao em familia. Ainda nao tenho nenhum pimpolho mas me preocupo desde ja em comecar a fazer as coisas certas desde o comeco. Bem importante isso, ne?
Beijos mil!