quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Cor à mesa



Pratos Coloridos
Todos sabemos que ter uma alimentação rica em frutas, legumes e produtos vegetais em geral, é bom para a saúde. Mas temos de diversificar dentro destes grupos, de modo a incluir uma vasta gama de cores diferentes- estaremos a optimizar o consumo de fitoquímicos.
Para além dos macronutrientes (hidratos de carbono, proteínas e gorduras) e micronutrientes (minerais e vitaminas), sabe-se que há um outro tipo de nutriente, existente nos alimentos de origem vegetal- são os fitonutrientes ou fitoquímicos. Os cientistas já identificaram milhares desses componentes químicos vegetais.
As diferentes cores dos legumes e das frutas reflectem a presença de diversos tipos de fitoquímicos. Os vegetais de cores mais fortes são os mais ricos em vitaminas e sais minerais. Para optimizar a variedade de fitoquímicos ingeridos, devemos escolher diariamente uma ou mais cores, da lista de alimentos que se segue:


Cor de laranja/vermelho:
Citrinos, damasco, melão, ameixa, pêssego, manga, papaia, cenouras, tomates, abóbora, pimentos vermelhos, batata doce.


Vermelho /roxo:
Cerejas, ameixas frescas e secas, uvas pretas, framboesas, morangos, beterraba, beringela, couve roxa.


Verde:
Espinafres, brócolos, couves de Bruxelas, couve em geral, agrião, alface, alcachofras.


Verde/castanho:
Feijões, lentilhas, amendoins, nozes, sementes, chá e chocolate.


Branco/amarelo:
Ananás, maçã, pêra, banana, nabo, aipo, cebola, alho, abóbora.


Os cientistas têm conseguido relacionar a ingestão de doses elevadas de determinados alimentos com a baixa frequência de certas doenças, mas só recentemente se começou a compreender a acção dos fitoquímicos na saúde humana.
É recomendado que se consumam regularmente frutas, legumes e cereais, em grande variedade, para garantir a ingestão de uma boa dose de fitoquímicos. Na prática, isto significa tentar consumir pelo menos 5 doses de fruta e de legumes diariamente.

4 comentários:

Dani Cinderela disse...

Ana Amiga...excelente post!!

costumo mesmo variar as cores dos legumes e frutas que como, mas por puro instinto...e acho que venho acertando então!!!

quanto mais colorido mais saudável!!

ótima semana pra ti!!

beijocas

x disse...

Querida
Sou nova no mundo dos blogs.
Te likei!
Bjs
http://dailyhealthy2008.blogspot.com/

Anabela disse...

OI Aninha!

Escolher estas cores e alindar nossos pratos faz parte daquele capítulo "cozinhe com amor e originalidade" que eu tento pôr sempre em prática!
Postagem excelente, só tenho pena que ainda exista tanta relutância dos putos para comerem legumes, frutas e verduras....
Beijo de carinho

Anabela disse...

Aninha,
Está tudo bem?
Saudades!
Beijo de carinho